Câncer de Próstata

Hoje vamos tocar em um assunto que ainda é um tabu entre os homens: a importância da prevenção ao câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para que a cura seja possível. É por isso que o exame de toque retal é tão recomendado pelos urologistas, mas infelizmente grande parte dos homens ainda não o faz por medo e até mesmo vergonha.

Este tipo de câncer cresce lentamente, não apresentando sintomas em suas primeiras fases. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%. O diagnóstico do câncer de próstata consta de toque retal e da dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico). O PSA é uma substância produzida pela próstata que aumenta quando algo não vai bem. Portanto é preciso deixar claro que a presença de alteração do PSA não quer dizer que se trate de câncer, pois existem outras doenças que também levam a um aumento, entretanto, é um importante orientador para o urologista traçar o diagnóstico da doença. Estas medidas devem ser iniciadas aos 45 anos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda antecipar em 5 anos na presença de maior risco, como no caso de história de câncer de próstata na família e para indivíduos da raça negra. Os homens devem se consultar pelo menos uma vez ao ano. Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.